Confronto único eliminatório será no Rio Grande do Sul, ainda sem data definida
O Bahia conheceu, na noite da última quarta-feira, o seu adversário na segunda fase da Copa do Brasil. Enquanto o time baiano jogava em Maceió, contra o CRB, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste, Portuguesa Santista e Caxias decidiram quem ia enfrentar o Tricolor no mata-mata nacional, e a equipe gaúcha levou a melhor com uma vitória por 1 a 0.
A partida foi disputada no estádio Ulrico Mursa, em Santos, e o Caxias tinha a vantagem de jogar pelo empate. Porém, Gabriel Silva resolveu o confronto com gol de cabeça ainda no primeiro tempo e garantiu a vaga do Grená na segunda fase depois de 13 anos de espera.
O ge, então, separou algumas curiosidades sobre o confronto entre Caxias e Bahia, um dos 20 da próxima fase da Copa do Brasil.
Como está o Caxias?
O clube gaúcho está em ascensão no cenário nacional e regional. Em 2023, por exemplo, o Caxias chegou às semifinais da Série D e conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.
O ano passado também ficou marcado pela campanha do vice-campeonato no Gaúchão, com derrota para o Grêmio por 2 a 1, no placar agregado, na decisão.
O principal objetivo neste ano é assegurar uma das quatro vagas na Série B de 2025. O Caxias chega à segunda fase da Copa do Brasil em meio a uma mudança de mentalidade. Após conquistar o acesso à Série C, o Grená apostou na continuidade do técnico Gerson Gusmão com um estilo de jogo mais propositivo.
No entanto, o início instável no estadual fez com que a direção optasse pela troca. Para o seu lugar, o escolhido foi Argel Fuchs, velho conhecido do torcedor baiano. Em 2017, quando treinava o Vitória, Argel se envolveu em uma série de confusões com jogadores e comissão técnica do Bahia durante alguns clássicos.
Com ele, o Caxias passou a apostar mais nos contra-ataques e se tornou competitivo. Desde a chegada do comandante, se destacam o lateral-esquerdo Dudu Mandai, o volante Elyeser e o atacante Gabriel Silva.
Números do Caxias em 2024:
- Jogos: 11
- Aproveitamento: 48% (4 vitórias; 4 empates; 3 derrotas)
- Gols marcados: 15
- Gols sofridos: 14
- Últimos cinco jogos: ✅❌⏸️✅✅
Tabu a ser quebrado
O Caxias também defende um tabu importante contra o Bahia. A equipe gaúcha nunca perdeu para o Tricolor na história. Ao todo, são duas vitórias e um empate. A última partida entre os dois foi pela 13ª rodada da Série B 2005, no estádio Centenário, e o Grená bateu o time baiano por 2 a 1.
Mais notícias do Tricolor de Aço
Bahia em alta
Do outro lado do campo, o Bahia também deve chegar embalado para o jogo contra o Caxias. Com boas atuações das principais peças do elenco neste início de temporada, o Tricolor tem a melhor campanha da Copa do Nordeste, do Campeonato Baiano e mostrou todo seu poderio na primeira fase da Copa do Brasil.
O Bahia se classificou com facilidade na quarta-feira passada, após uma goleada por 4 a 0 contra o Moto Club, lá no Maranhão, com gols de Estupiñán, Jean Lucas, Cauly e Ratão.
O duelo entre Caxias e Bahia será no Rio Grande do Sul, mas ainda não tem data nem horário definidos. Certo é que o confronto único eliminatório será disputada em março, mês reservado pela CBF para a segunda fase da Copa do Brasil.
Vale lembrar que, na segunda fase, não há mais vantagem de empate para o time visitante. Em caso de igualdade, a classificação vai ser definida nos pênaltis. Além da vaga, também está em jogo a premiação por disputar a terceira fase do mata-mata nacional: R$ 2,205 milhões.
📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp
Fonte: GE