Goleada contra o Athletico-PR consolida bom momento que passa a equipe coletivamente, que precisa de sequência de vitórias para se distanciar da zona de rebaixamento para ganhar ânimo
A goleada sobre o Athletico-PR por 5 a 2, na noite desta quinta-feira, na Neo Química Arena, apontou importantes caminhos para o Corinthians na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. É preciso ter atenção e evitar dar margem para os fantasmas que acompanham os times que estão nas últimas posições na tabela.
Exemplo disso foi o início avassalador do Timão que abriu dois gols de vantagem com certa facilidade e em apenas 20 minutos de bola rolando para a equipe que foi para o intervalo com o empate no placar e o sentimento de que mais uma vez o sofrimento e o os pontos em casa poderiam escapar, assim como no empate contra o Internacional.
Coube a estrela de Memphis e o seu primeiro gol com a camisa do Corinthians e as boas atuações de Garro e Yuri Alberto para que a equipe conseguisse, finalmente, aliar rendimento ao resultado. E é disso que o Timão precisa nas rodadas finais para não terminar a competição entre os quatro últimos colocados.
A vitória tira o Corinthians da zona de rebaixamento, pelo menos até sábado, quando o Vitória entra em campo para enfrentar o Bragantino com a chance de ultrapassar os alvinegros. Com 32 pontos, o Timão agora precisa de constância para poder não sofrer na briga pela permanência na Série A em 2025.
O Corinthians terá dois jogos decisivos por outras competições antes de enfrentar o Cuiabá, em 28 de outubro, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. No domingo, o Timão encara o Flamengo na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, enquanto na quinta-feira o rival é o Racing, desta vez pela semi da Copa Sul-Americana.
O que fazer e o que não fazer
O primeiro tempo do Corinthians contra o Athletico-PR evidenciou as duas faces de um time que sofre mais do que deveria muitas vezes por seus próprios erros. Demonstrando entrosamento e um jogo posicionado frutos do período de treinos da Data Fifa, o Timão conseguiu rapidamente construir uma vantagem sólida no placar.
O golaço marcado por Matheuzinho, em uma clara jogada ensaiada durante os treinamentos, e o gol marcado por Cacá, também em um lance que ilustra o período bem aproveitado sem jogos, deram o gostinho ao torcedor presente na Neo Química Arena que seria uma noite de gala e de vitória fácil.
Isso durou apenas até os 29 minutos, quando Nikão descontou para o Athletico-PR e confirmou a queda de rendimento de um Corinthians que parecia administrar a vantagem construída ainda no primeiro tempo. Sem conseguir impor o ritmo incial, o balde de água fria veio aos 38 minutos com o empate do time paraneanse em golaço de Erick.
O empate sofrido ainda no primeiro tempo abateu os jogadores dentro de campo. O Athletico-PR teve outras duas chances de conseguir a virada, mas parou em Hugo Souza. Ao Corinthians restava apenas o apito do árbitro e a ida para o intervalo para a busca de necessários ajustes.
Correção de rota
O Corinthians não voltou no mesmo ritmo do primeiro tempo. Mesmo com Romero no lugar de Breno Bidon, o Timão não conseguiu se impor como nos minutos iniciais. Mas o futebol vai muito além de performance, é necessário ter o controle das ações.
Memphis Depay chamou a responsabilidade em um momento de dificuldade do time na partida. Aos nove minutos, o holandês sofreu falta na entrada da área e cobrou com perfeição para recolcoar o Corinthians à frente no placar.
O gol mudou o ânimo do Corinthians, que conseguiu ampliar pouco tempo depois com Rodrigo Garro. O argentino aproveitou boa jogada de Yuri Alberto para abrir novamente vantagem de dois gols no marcador.
Ramón Díaz mexeu no time. Memphis e Martínez deixaram o campo para as entradas de Talles Magno e Charles. E a dupla teve participação direta no quinto gol do Timão. Em bela jogada coletiva, Yuri Alberto girou sobre o marcador e garantiu os três pontos e uma importante lição para os jogos finais do Brasileirão.
Muito além de performance, é necessário aliar o bom rendimento aos resultados. O Corinthians não havia feito um jogo ruim contra o Internacional, na rodada passada, mas deixou de conquistar dois importantes pontos na luta contra o rebaixamento.
Contra o Athletico-PR, a história quase se repetiu, mas finalmente o time conseguiu vencer, convencer e deixar o torcedor confiante na permanência na Série A em 2025.
Fonte: GE