Após primeira etapa repleta de erros, Chape é mais efetiva no segundo tempo e assegura a vitória sobre o Coxa
A Chapecoense surpreendeu o Coritiba e assegurou a vitória de virada por 2 a 1, neste domingo (17), na Arena Condá. O Verdão do Oeste não teve boa apresentação na primeira etapa e teve a defesa vazada. Em seguida, porém, passou a ser mais assertiva em suas investidas e contou também com a sorte para garantir o triunfo. O resultado mantém os catarinenses na próxima edição da Série B com uma rodada de antecedência.
A Chape alcança os 44 pontos e não pode ser mais alcançada por outros integrantes que ainda tentavam escapar do Z4. São os casos de Ituano e Ponte Preta. Já o Coxa estaciona nos 50 pontos e permanece na décima colocação.
Coritiba reage na primeira etapa e abre o placar
Com poucos segundos de jogo, a Chapecoense arriscou finalização com Foguinho. Após erro na saída de bola do Coritiba, o centroavante Perotti rouba a bola e sofreu falta próximo a entrada da área No entanto, a cobrança rasteira não foi boa, e o goleiro Benassi defendeu sem dificuldades no meio do gol.
Aos 22, os catarinenses voltaram a levar perigo. O cruzamento de Carvalheira iria na cabeça de Marcinho, porém, o arqueiro do Coxa fez intervenção essencial para evitar o primeiro gol do jogo.
O time paranaense deu resposta quatro minutos depois, em lançamento para a área. Pomba teve a chance de finalizar, mas Ronier o atrapalhou. Com isso, a zaga da Chape afastou. Aos 27, o Coxa teve a sua melhor oportunidade, em lance individual de Josué. O meio-campista passou da marcação e arriscou chute que saiu pelo lado direito de Léo Vieira.
Os visitantes deram sequência ao bom momento e tiveram mais uma chance de tirar o zero do placar em finalização de Roinier. Assim, o Coritiba não desistiu, e Marcelinho colocou mão em bola na área, impedindo finalização de Pomba. O VAR chamou o árbitro Davi Lacerda, que marcou o pênalti, convertido por Josué, aos 42 minutos. A Chape buscou o empate logo na jogada seguinte em investida de Perotti, mas não deu trabalho para Benassi defender.
Virada da Chapecoense
O roteiro da segunda etapa foi semelhante à postura ofensiva dos donos da casa. Ítalo teve três oportunidades de empatar o jogo, mas não as aproveitou. Depois foi a vez do Coxa levar susto ao adversário. Pomba fez boa jogada individual, driblou dois oponentes, finalizou, mas sem dificuldades para Léo Vieira. O camisa 57 do Coritiba teve nova chance depois de lance individual de Ronier, mas carimbou a defesa dos donos da casa. Posteriormente, Josué levou susto com cobrança de escanteio, pois quase marcou gol olímpico. O arqueiro da Chapecoense foi obrigado a fazer defesa difícil. Pomba tentou resolver sozinho, passou por dois adversários e chutou mal.
Pelo preciosismo, os paranaenses foram punidos com o empate, aos 13 minutos, em cabeçada de Perotti, após cruzamento de Marcelinho. Depois de sete minutos, o Verdão do Oeste conseguiu a virada. Tárik tentou chute de fora da área, em um primeiro momento sem perigo. Contudo, o desvio em Thalisson Gabriel mudou o cenário. Os visitante ainda tiveram mais uma chance de empatar, mas Léo Vieira foi essencial para impedir a igualdade no placar.
CHAPECOENSE x CORITIBA
37ª rodada da Série B do Brasileirão-2024
Data: 17/11/2024 (domingo)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Gols: Perotti (13’/2ºT) (1-1) e Tárik (20’/2ºT) (2-1) (CHA); Josué (41’/1ºT) (1-0) (COR)
Chapecoense: Léo Vieira; Marcelinho (Maílton, 36’/2ºT) Bruno Leonardo, Eduardo Doma e Walter Clar; Tárik (Auremir, 32’/2ºT), Foguinho (Marlone, 13’/1ºT), Rafael Carvalheira e Ítalo; Marcinho (Giovanni Augusto, Intervalo) e Perotti (Rodrigo Moledo, 36’/2ºT). Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Coritiba: Benassi; Jhonny, (Júnior Brumado, 18’/2ºT), Thalisson Gabriel, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Zé Gabriel (Bernardo, 30’/2ºT), Vini Paulista, Matheus Bianqui (Natanael, 09’/2ºT), Josué (Brandão, 30’/2ºT); Lucas Ronier e Wesley Pomba (Eryc Castilho, 17’/2ºT) . Técnico: Guilherme Bossle.
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Auxiliares: Guthieri Javarini Rodrigues (ES) e Pedro Amorim de Freitas (ES)
VAR: Vinicius Gomes do Amaral (MG)
Cartões amarelos: Marcelinho e Ítalo (CHA) ; Wesley Pomba e Eryc Castillo (COR)
Resultados da 37ª rodada da Série B
Sexta-feira (15)
Operário 1×1 Mirassol
Sábado (16)
Novorizontino 1×1 Paysandu
Amazonas 0x4 Goiás
Vila Nova 3×4 Ituano
Ponte Preta 0x4 Sport
Brusque 2×1 Guarani
Domingo (17)
Santos 0x2 CRB
Chapecoense 2×1 Coritiba
Segunda-feira (18)
Botafogo-SP x Avaí – 21h
Ceará x América Mineiro -21h45
Fonte: Jogada10