Por Site Ipirá FC
Em uma decisão estratégica, o Red Bull Bragantino anunciou que, após a final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a categoria sub-23 será descontinuada. A medida foi tomada durante uma reunião de planejamento global, com o objetivo de concentrar recursos nas categorias de base sub-20, sub-17, sub-15 e, a partir do próximo ano, na nova categoria sub-16.
Reforço na Estrutura de Formação
De acordo com o Diretor Esportivo Diego Cerri, a decisão tem base no alto nível de competitividade dos campeonatos sub-20 no Brasil. Enquanto em alguns países europeus os times sub-19 são formados por jogadores mais jovens, no Brasil a média de idade do sub-20 é semelhante à do sub-23, tornando esta última menos vantajosa no contexto do futebol nacional.
“O projeto optou pelo fim desta categoria, sendo que já temos o sub-20. Diferente de outros países da Europa, onde você tem o sub-19, por exemplo, e jogam garotos de 17 anos, nossos campeonatos são muito competitivos no sub-20 e a idade é a mesma da média de idade que temos no sub-23. Então, vamos investir muito no sub-20, sub-17 e sub-15, além do sub-16, categoria que será criada a partir do próximo ano para aprimorar mais os jogadores antes de subir para o 17,” disse Cerri em comunicado.
Realocação da Comissão Técnica e Foco na Carreira dos Atletas
Após a última partida do Brasileiro de Aspirantes, cerca de 90% dos profissionais da comissão técnica do sub-23 serão realocados para setores na base e na equipe profissional. O clube reforça seu compromisso com esses profissionais, mantendo a maioria dentro do projeto.
Já os atletas da categoria serão avaliados pelo técnico Fernando Seabra e poderão ser integrados à pré-temporada do time principal, caso demonstrem potencial para esse salto. Outros atletas poderão ser emprestados para adquirir experiência e retornarem mais preparados ao clube. Os jogadores que ainda têm idade para a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) 2025 também serão analisados e, se aprovados, reforçarão o elenco sub-20.
Foco no Título do Brasileiro de Aspirantes
O Red Bull Bragantino, no entanto, mantém total foco na decisão do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, cuja final ocorrerá na próxima segunda-feira (25), às 19h, no Estádio Nabi Abi Chedid, contra o Botafogo-RJ. Diego Cerri destacou a importância dessa conquista para os jogadores e a comissão técnica:
“Tive uma conversa com a equipe, ressaltando o quanto esse título pode ser um marco na carreira de cada um deles.”
Investimento na Metodologia e Reforço das Categorias de Base
Com o encerramento da categoria sub-23, o clube planeja destinar mais recursos para aprimorar a metodologia e estrutura de suas categorias de base, além de investir em reforços para suprir necessidades específicas em todas as divisões de formação.
O Red Bull Bragantino reafirma seu compromisso com a formação de jovens talentos, apostando em uma estrutura sólida e moderna para desenvolver jogadores que possam, no futuro, compor o time principal e representar o clube com excelência no cenário nacional e internacional.