×

Atraso nas premiações: veja linha do tempo das reclamações dos jogadores do Botafogo

Últimas

Atraso nas premiações: veja linha do tempo das reclamações dos jogadores do Botafogo

Valor a receber por jogador é de pouco mais de R$ 80 milhões; clube garante que situação será normalizada e vê ação de empresários

Os bastidores do Botafogo vivem dias agitados no começo de 2025. Alguns jogadores ameaçaram não se reapresentar na próxima terça-feira, data que o elenco principal volta aos trabalhos, devido a atrasos em pagamentos de premiações dos títulos da Conmebol Libertadores e Brasileirão. O clube, por sua vez, enxerga que a ação é potencializada por ação de empresários e garante que vai colocar as contas em dia ainda este mês.

O combinado inicial era de repassar 40% do valor das premiações aos jogadores – o valor seria dividido entre os atletas. As cifras dariam pouco mais de R$ 80 milhões diante do que foi recebido pelo Botafogo pelos dois títulos.

A questão começa a se desenrolar de maneira ruim por causa dos repasses. A primeira data prometida para pagamentos foi 20 de dezembro, mas o clube só recebeu o dinheiro da premiação sete dias depois, quando o setor financeiro já estava de recesso pelos feriados de ano novo. Portanto, não havia responsáveis para colocar o dinheiro na conta dos jogadores.

A Conmebol até fez o repasse para a CBF no dia 20, mas a entidade demorou uma semana para colocar o dinheiro nos cofres do Botafogo.

Isso fez o clube mudar a promessa da data de pagamento para 7 de janeiro e, depois, para o dia 17 do mesmo mês. Mudar a data pela segunda vez não foi bem visto pelos jogadores e, de acordo com o lado deles, é um dos motivos de descontentamento.

Em nota, o Botafogo afirmou que jogadores que deixaram o clube na virada do ano tentaram aumento de 25% nos valores das premiações “nos últimos dias antes do término da temporada, sem base contratual alguma”. O clube não aceitou.

Por fora, também há pressão de empresários e agentes que não receberam valores de comissões, luvas e participações em negócios do Alvinegro nos últimos anos tentando pressionar o clube – algo que acontece pelo menos desde o ano passado. A diretoria não gosta das ações e trata caso a caso com os profissionais do mercado.

A mensagem ameaçando não se reapresentar foi enviada no grupo de WhatsApp. O clube vê certo exagero na ação dos jogadores, mas reconhece as dívidas nas premiações. Internamente, pastas estão sendo acumuladas por membros da direção desde a saída de Pedro Martins, que virou CEO do Santos no começo do ano.

Desde a virada de 2025, o Botafogo não possui um diretor de futebol e uma pessoa responsável por lidar diretamente com uma função para fazer uma mediação entre direção e jogadores.

Há dinheiro, por que não paga de imediato?

O dinheiro das premiações está nos cofres do Botafogo. Se há a quantia, por que o clube não efetua logo o pagamento? A questão envolve fluxo de caixa.

Como de praxe em começo de temporada, o clube tem questões operacionais para resolver, como aluguéis, compras logísticas e renovações, e lida com prioridades no dinheiro que sai do caixa. Há um controle por parte do departamento financeiro para que o pagamento ocorra de forma organizada.

Em nota, o clube prometeu que o pagamento será efetuado “dentro do prazo de até 20 dias úteis após o recebimento (das cifras)”, o que configuraria até dia 27 de janeiro. Internamente, a diretoria dá o dia 17 como data para o pagamento de todas as pendências.

Fonte: GE