Tricolor não tem registro de lesões musculares em 2024
Em maratona de jogos e ainda sem semanas livres nesta temporada, o Bahia aposta em uma nova logística para minimizar o desgaste dos jogadores com as viagens para as partidas fora de casa. A diretoria decidiu que o clube não vai embarcar com escalas nesta temporada. E para fugir deste cenário, o Tricolor tem feito voos fretados.
Depois de vencer o Jacuipense, no último domingo, Rogério Ceni falou sobre a maratona de jogos do Bahia e pontuou como as viagens aumentam o desgaste físico dos jogadores. A ideia da diretoria em eliminar as escalas é justamente fazer com que os atletas passem menos tempo em deslocamentos.
– Acho que a gente já vem de uma maratona de jogos, que seguirá. As viagens atrapalham, porque você vai afetar a parte física. Até o final do mês vão ser jogos de três em três dias. Vamos torcer para continuar sem lesões e ter o máximo de jogadores disponíveis. Serão dias difíceis, mas a gente espera fazer o melhor e entregar os melhores resultados – analisou Rogério Ceni.
As viagens do Bahia em 2024:
- Bahia de Feira: 116km de ônibus para chegar em Feira de Santana;
- River: 1.152km de avião em voo fretado para chegar em Teresina-PI;
- Moto Club: 1.587km de avião em voo fretado para chegar em São Luís-MA;
- Juazeirense: 508km de avião em voo fretado para chegar em Juazeiro;
- CRB: 504km de avião em voo sem escalas para chegar em Alagoas.
Entre viagens para jogar fora de Salvador e o retorno para a capital baiana, o Bahia já percorreu 7.732km em 2024. A título de comparação, em janeiro, o clube viajou 8.147km para fazer a pré-temporada em Manchester, na Inglaterra.
Dos quatro voos feitos pelo Bahia até agora, três foram fretados. A viagem para enfrentar o CRB, em Alagoas, não foi feita desta forma por ser um trecho sem escalas. Mas a tendência é que, no futuro, nem isso aconteça.
Efeito prático
Pelo menos até agora, o planejamento tem um efeito prático positivo, uma vez que o Bahia abriu a temporada com poucos casos no Departamento Médico. O clube, inclusive, ainda não registrou lesões musculares nesta temporada.
As lesões do Bahia em 2024:
- Ryan: entorse no tornozelo
- Rezende: incômodo no joelho
📰 Mais notícias do Esquadrão de Aço
Mais viagens
As viagens seguem no calendário do Bahia, que agora tem pela frente três partidas seguidas como visitante. Uma delas em Caxias do Sul, cidade a 2.980 km de Salvador. O deslocamento para o confronto único pela segunda fase da Copa do Brasil vai ser feito em voo fretado.
Próximas partidas do Bahia:
- Ceará x Bahia: quarta-feira (6), pela fase de grupos da Copa do Nordeste;
- Jequié x Bahia: sábado (9), pela semifinal do Campeonato Baiano;
- Caxias x Bahia: terça-feira (12), pela 2ª fase da Copa do Brasil;
Nesta terça-feira, o elenco tricolor encerra a preparação para enfrentar o Ceará e embarca em voo sem escalas na temporada. O destino final será a cidade de Fortaleza, onde o Esquadrão entra em campo às 21h30 de quarta-feira (horário de Brasília), pela quinta rodada da Copa do Nordeste.
📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp
Fonte: GE