Foto: Maurícia da Matta / Bahia Notícias

Tricolor tem melhor campanha da Copa do Nordeste e vai disputar finais do Campeonato Baiano

A vitória por 1 a 0 sobre o Maranhão, no último domingo, além de fazer o Bahia garantir a melhor campanha da Copa do Nordeste, fez a equipe chegar ao 10º jogo seguido sem perder e igualar uma marca de 2020. Desde então, o Tricolor não tinha uma sequência tão longa sem perder.

A sequência invicta do Bahia foi iniciada no dia 21 de fevereiro e, portanto, há 34 dias, e conta com nove vitórias e um empate (contra o Caxias, pela segunda fase da Copa do Brasil).

Em entrevista após o último triunfo do time, o lateral-direito Gilberto exaltou a marca do Tricolor e citou a importância da pré-temporada do time em Manchester, na Inglaterra. O jogador também lembrou que a série invicta foi alcançada com o técnico Rogério Ceni “rodando o elenco” e utilizando diversas peças.

– Muito mérito. Não é fácil. A gente jogou contra equipes fortes, principalmente na Copa do Nordeste. Na Copa do Brasil, times que jogaram fechados contra nós, em campos não muito bons. Acho que valeu muito a pré-temporada que a gente fez, ficou mais junto, se uniu mais como equipe, e muitos jogadores jogaram. Não foram só 11 jogadores. Todos tiveram participação. Foi muito importante. Agora é continuar com humildade, pés no chão e buscar os resultados lá na frente.

A última série invicta do Bahia de 10 jogos foi alcançada entre fevereiro e julho de 2020 (houve pausa no calendário por conta da pandemia do coronavírus). Contudo, algumas daquelas partidas, válidas pelo Campeonato Baiano, foram disputados com um time sub-23.

Se for levar em consideração apenas o elenco profissional do Bahia, o ano de 2017 foi o último que o Tricolor alcançou uma sequência invicta tão longa. Na verdade, o Esquadrão teve 11 jogos de invencibilidade (sete vitórias e quatro empates) entre janeiro e março.

📰 Mais notícias do Esquadrão de Aço

Ampliar marca e “descansar”

A semana pode ser de novas marcas para o Bahia, que tem compromisso pela Copa do Nordeste, contra o Botafogo-PB, e, na sequência, diante do Vitória, na final do Campeonato Baiano. Com a classificação garantida no Nordestão, Rogério Ceni vai poupar os jogadores e dar “descanso” ao elenco principal.

– Descanso, não (risos). Vai ter trabalho. Principalmente com o Rogério, não tem descanso. A gente vai trabalhar, trabalhar forte para dar continuidade ao nosso trabalho. Parabenizar o grupo pela sequência que a gente teve em casa e vem com triunfos. Agora é pensar no próximo jogo, que é Copa do Nordeste. A gente não sabe o que é que vai acontecer. E também já pensar, trabalhar focado para enfrentar o Vitória na final – disse o meio-campista Thaciano.

E há também quem queira aproveitar a oportunidade para jogar, caso do lateral-esquerdo Caio Roque.

– Quero viajar para a Paraíba. Agora que estou tendo uma sequência boa de minutos, eu quero estar lá, ajudar a equipe a triunfar mais uma vez. A gente sabe que está bem no campeonato e quer terminar com triunfo lá, contra o Botafogo-PB – projeta.

Depois do Botafogo-PB, o Bahia encara o Vitória, responsável pela última derrota do Esquadrão, ainda na primeira fase do Campeonato Baiano.

– Acho que, mesmo diante de tantos jogos, tantas viagens, a gente conseguiu fazer uma ótima campanha, conseguimos triunfos importante. E, com isso, conseguimos a classificação em primeiro na Copa do Nordeste, e as finais do Baiano. Muito mérito nosso. Mérito da torcida que apoiou muito a gente o tempo todo. O grupo está de parabéns. Agora é focar na final do Baiano – conclui Gilberto.

📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp

Fonte: GE

By Leo