Everton Ribeiro defendia a Raposa na última vitória do Esquadrão em Minas Gerais
O Bahia busca, contra o Cruzeiro, na próxima sexta-feira, voltar ao G-6 do Brasileirão, mas vai precisar quebrar um sequência incômoda. Diante da partida marcada para o Mineirão, o Tricolor vai tentar quebrar um jejum de quase 11 anos sem vencer o rival fora de casa.
O Bahia venceu o Cruzeiro fora de casa pela última vez no dia 1º de dezembro de 2013. Na ocasião, a Raposa recebeu a taça em comemoração ao título do Brasileirão, mas a festa foi dividida porque o resultado positivo, por 2 a 1, garantiu a permanência do Tricolor na elite nacional.
Vale lembrar que o Cruzeiro tinha Everton Ribeiro, atual camisa 10 do Bahia, que saiu na frente com Marquinhos Gabriel. O time baiano segurou as pontas até os 40 do segundo tempo, quando Vinícius Araújo deixou tudo igual.
O banho de água gelada sofrido pelo Esquadrão, entretanto, foi contido por Anderson Talisca, que aproveitou contra-ataque aos 45 minutos para balançar a rede e celebrar a vitória que garantiu a permanência do time naquele ano.
O Bahia foi a campo com um time mais modesto que o atual, mas tinha Anderson Talisca como referência: Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Hélder, Talisca e William Barbio (Fabrício Lusa); Marquinhos (Diones) e Fernandão (Souza).
Já o Cruzeiro atuou com: Fábio, Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva, Souza e Everton Ribeiro [Júlio Baptista]; Ricardo Goulart [Willian], Dagoberto e Borges [Vinícius Araújo].
Desde então, o Tricolor visitou a Raposa em seis ocasiões, com quatro derrotas e dois empates. O último jogo, inclusive, foi um amargo 3 a 0 para o Esquadrão, já sob comando do técnico Rogério Ceni, no Brasileirão 2023.
Momento atual com boa recordação
No ano passado, o Bahia foi presa fácil para o Cruzeiro, mas lutava contra o rebaixamento. Agora, o Tricolor disputa com a Raposa vaga na próxima Libertadores e conta com uma goleada favorável como inspiração.
No primeiro turno, pela 11ª rodada, o Esquadrão bateu o time mineiro por 4 a 1, de virada, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. Gabriel Veron abriu o placar para os visitantes, mas Thaciano deixou tudo igual ainda na primeira etapa. No segundo tempo, após expulsão de Marlon, o Bahia confirmou o bom resultado com dois gols de Estupiñán e um de Biel
Agora, o Bahia chega para este jogo com 45 pontos, na sétima colocação, enquanto o Cruzeiro é o oitavo colocado, com 43 pontos.
As duas equipes, porém, vão para a partida pressionadas. O time baiano deixou o G-6 após perder para o Flamengo na 28ª rodada, enquanto as mineiros foram derrotados pelo Fluminense e perderam a chance de ultrapassar o rival desta sexta-feira.
Com o G-6 e o histórico em jogo, Cruzeiro e Bahia medem forças às 21h30 (horário de Brasília), desta sexta-feira.
Fonte: GE