Cauly em Bahia x Sport — Foto: Tiago Caldas / EC Bahia

Após 12 finalizações, meia segue em branco no time: “Vão ter momentos mais importantes que ele vai fazer gol”, garante técnico

O “quase” tem feito parte da rotina do meia Cauly nos primeiros jogos do Bahia em 2024. Uma das referências técnicas do time, o jogador tricolor ainda busca o seu primeiro gol na temporada. O problema é que, nos quatro jogos disputados até aqui, ele tem esbarrado na falta de pontaria e nos goleiros adversários.

Segundo o site Footstats.net, em quatro jogos, Cauly finalizou 12 vezes, sendo apenas quatro no gol. Entre os meio-campistas titulares do Tricolor, apenas Caio Alexandre, primeiro volante da equipe, ainda não balançou as redes.

Gols do Bahia em 2024:

Everaldo, Everton Ribeiro, Jean Lucas e Rafael Ratão: dois gols;
Thaciano, Rezende e Kanu: um gol.

Em 2023, Cauly foi o líder em assistências do Bahia (nove) e terceiro em gols do time (10), o que significa média de uma participação em gol a cada 2,47 jogos.

Ansiedade

Dos quatro jogos da equipe principal do Bahia em 2024, Cauly só não foi titular contra o Bahia de Feira, quando entrou nos 12 minutos finais de jogo. O técnico Rogério Ceni avalia que a ansiedade pode estar atrapalhando o meia tricolor, mas minimizou a seca e vê o camisa 8 contribuindo de outras formas para a equipe.

– Eu acho que tem que continuar dessa maneira. No jogo passado [contra o Jacobina] ele teve até mais oportunidades de finalização. O campo está muito seco, e aí a bola vai quicando mais. Nós treinamos com o campo muito molhado, e aqui o campo tem ficado muito seco. Precisamos molhar ele para a bola correr mais. Essa bola fica mais difícil para o batedor – disse o treinador.

Acho que ele está ansioso, sim. O Everton fez gol, Ratão entrou e fez gol, Jean Lucas fez gol. Ele também quer. Mas ele é um jogador muito especial, fico feliz que ele esteja lá e finalizando. Vão ter momentos mais importantes que ele vai fazer gol e ajudar com isso também. Digo também porque mesmo quando não joga tão bem ele é muito importante para gente”.

— Rogério Ceni

Esse início de temporada, inclusive, é o pior de Cauly no quesito participações em gols desde a temporada 2018/19, quando o meia estava no Duisburg, da Alemanha. Na época, Cauly ficou os primeiros cinco jogos da temporada sem dar assistência ou balançar as redes.

Números de Cauly nos primeiros quatro jogos de cada temporada:

  • 2023 – um gol e uma assistência (Bahia);
  • 2022/23 – dois gols e duas assistências (Ludogorets);
  • 2021/22 – um gol (Ludogorets);
  • 2020/21 – dois gols (Ludogorets);
  • 2019/20 – um gol (Ludogorets);
  • 2018/19 – nenhum gol e nenhuma assistência (Duisburg).

Mesmo ainda em branco na temporada, Cauly continua fundamental para a criação do Bahia. Ele pode ter nova oportunidade de balançar as redes e ajudar o Tricolor nesta quarta-feira, quando a equipe enfrenta o Itabuna, na Arena Fonte Nova, pela 6ª rodada do Campeonato Baiano.

*Estagiário sob supervisão do editor Ruan Melo

Mais notícias do Tricolor de Aço

📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp

Fonte: GE

By Leo