Léo Condé vai comandar o Vitória na estreia do Baianão — Foto: Reprodução/TV Bahia

Treinador assumiu a equipe em fevereiro de 2023 e tem 66 jogos. Em 2024, 12 dos 35 gols do Leão (34%) saíram na reta final dos confrontos

O Vitória contou com uma série de virtudes para vencer o primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano, por 3 a 2, no último domingo. Entre elas está a persistência, característica que faz parte da equipe treinada por Léo Condé. Não por acaso, desde a chegada do treinador, em 2023, o Leão anotou 27 gols a partir dos 35 minutos do segundo tempo.

No Ba-Vi do último domingo, o Bahia abriu 2 a 0 no segundo tempo, e o Vitória buscou a virada com dois gols após os 40 minutos da etapa final, com Mateus Gonçalves e Iury Castilho. No primeiro Ba-Vi de 2023, a virada do Leão saiu aos 38 minutos, com Alerrandro. Em 2024, 12 das 35 bolas na rede da equipe (34%) saíram na reta final dos jogos.

“Quem acompanha sabe que esse é um dos pontos fortes de nossa equipe. É um time que nunca desiste, está sempre batalhando, sempre lutando. Já passamos por vários momentos de fazer gol no final do jogo, de conseguir viradas e empates”, disse Léo Condé após o último jogo.

Léo Condé é treinador do Vitória desde fevereiro de 2023 e já comandou a equipe em 66 partidas. O ge elencou partidas marcantes nas quais o time sob comando do técnico conseguiu uma reação no fim que fez toda a diferença.

Novorizontino 1 x 2 Vitória (2023)

O gol do acesso para a Série A e também do título da Série B foi marcado aos 53 minutos do segundo tempo. E adivinha? O Vitória também saiu atrás do placar naquela partida contra o Novorizontino, disputada no dia 12 de novembro de 2023. O empate parcial adiava a confirmação da vaga na Série A pela terceira partida seguida, mas a insistência dentro de campo colocou um ponto final na agonia rubro-negra com o pênalti convertido por Welder.

Vitória 1 x 0 Chapecoense

Ainda na campanha da Série B de 2023, um gol aos 42 minutos do segundo tempo garantiu o título simbólico do primeiro turno ao Vitória. Léo Gamalho marcou para o Rubro-Negro, contra a Chapecoense, em uma partida que o Leão não foi tão bem, mas não deixou de lutar para vencer.

Vitória 1 x 0 CRB

O Vitória viveu poucos momentos de instabilidade na Série B do ano passado. E um deles foi encerrado justamente com um gol na reta final de uma partida. O Rubro-Negro perdeu dois jogos seguidos, contra Atlético-GO e Mirassol, e empatava com o CBR até os 51 minutos do segundo tempo, quando Wagner Leonardo marcou de cabeça e fez o Barradão explodir.

Vitória 1 x 1 Náutico

O empate em casa contra o Náutico não foi o melhor dos resultados na fase de grupos da Copa do Nordeste 2024. O Vitória, inclusive, terminou eliminado de forma precoce da competição regional. Mas o gol marcado por Daniel Jr. aos 48 minutos do segundo tempo valeu para manter a invencibilidade do Rubro-Negro no Barradão.

Na ocasião, o 18º jogo seguido sem perder em casa fez a equipe alcançar a terceira maior sequência invicta do estádio. Atualmente, a série está em 23 partidas.

📰 Mais notícias do Leão da Barra

Eles entram para decidir

Parte significativa da capacidade do Vitória de conseguir marcar gols no fim dos jogos é resultado das alterações de Léo Condé, que costuma tirar jogadores do banco para decidir os confrontos. O último Ba-Vi foi um bom exemplo disso, já que os gols foram marcados por Mateus Gonçalves (duas vezes) e Iury Castilho, que entraram na segunda etapa.

Só nesta temporada, dos 35 gols marcados pela equipe, 11 (31%) foram de atletas que começaram as partidas no banco de reservas (veja lista abaixo).

  • Iury Castilho contra o Bahia na final do Baiano;
  • Mateus Gonçalves duas vezes contra o Bahia na final do Baiano;
  • Léo Gamalho contra o Treze na 8ª rodada da Copa do Nordeste;
  • Mateus Gonçalves contra o Barcelona de Ilhéus na semifinal do Campeonato Baiano;
  • Zé Hugo contra o Barcelona de Ilhéus na semifinal do Campeonato Baiano;
  • Zé Hugo contra o Itabaiana na 5ª rodada da Copa do Nordeste;
  • Iury Castilho contra o Itabaiana na 5ª rodada da Copa do Nordeste;
  • Daniel Jr. contra o Atlético de Alagoinhas na 8ª rodada do Campeonato Baiano;
  • Daniel Jr. contra o Náutico na 4ª rodada da Copa do Nordeste;
  • Caio Dantas contra o Juazeirense na 4ª rodada do Campeonato Baiano.

Em entrevista no último domingo, Osvaldo destacou o fator coletivo do elenco.

– Foi mais uma prova que somos um grupo, não tem titular. Todos que entraram ajudaram, e a gente saiu com uma vitória muito importante – celebrou o atacante.

Mas o torcedor do Vitória espera, claro, menos drama nos jogos da equipe. O problema é que os Ba-Vis de 2024 mostraram que resultado tranquilo não existe. Aos menos os rubro-negros sabem que o time treinado por Léo Condé mostrou que está preparado para todas as situações.

📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp

Fonte: GE

By Leo