
Em rodízio, Bahia ainda não repetiu escalação e tem média de sete mudanças no time titular por jogo
Cauly é o jogador com mais minutos em campo em 2024; veja lista
Com oito jogos disputados nos últimos 28 dias, o técnico Rogério Ceni adotou o rodízio no Bahia como estratégia para minimizar os danos com a série intensa de compromissos. Como consequência, o time principal do Tricolor ainda não repetiu uma escalação na temporada e tem uma média de sete mudanças na escalação titular entre um confronto e outro.
“Nós estamos tentando preservar os jogadores de lesão. O ano não acaba agora. Tem que respeitar fisiologia. Ano passado tivemos muitos jogadores lesionados no começo do ano. As escalações são muito mais em virtude da sequência de jogos, do que quem é titular e quem é reserva”, disse Ceni após o Ba-Vi.
Contra o Vitória, no último domingo, o técnico Rogério Ceni mandou a campo uma equipe com seis mudanças em relação ao resultado positivo sobre o América-RN, no meio da semana passada, pela Copa do Nordeste.
Todos os jogadores do sistema defensivo (Adriel, Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba), além de Everaldo, não foram titulares no jogo anterior e disputaram o clássico no time titular. O goleiro Adriel, inclusive, faz rodízio entre competições com Marcos Felipe.
Destaques com minutos controlados
No clássico, o quarteto criativo formado por Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly esteve em campo como titular, mas o único a não ser substituído foi Jean, que terminou expulso na reta final da partida. Caio e Everton deixaram o campo aos 15 minutos da segunda etapa; Cauly, aos 33.
Foi apenas o quarto duelo dos oito da equipe principal do Bahia que contou com os quatro atletas escalados juntos no time titular. Na ausência dos principais jogadores, Rogério Ceni tem confiado e dado minutos a outros atletas, a exemplo de Yago Felipe.
– O Everton, eu pretendia ter ele por 60 minutos nos três [últimos] jogos ao menos. Se eu deixo ele os 90 minutos, dificilmente ele estaria bem em condições. Tenho preparado o Yago, o Rezende. Se tem um elenco, tem que estar pronto para utilizar – explica o treinador.
Os mais rodados
Com o rodízio, somente três jogadores do Bahia ultrapassaram a marca dos 500 minutos em campo em 2024. Cauly lidera a lista seguido por Everaldo e Caio e Alexandre.
Uma escalação do Bahia com os jogadores com mais minutos em 2024 tem: Marcos Felipe (Adriel); Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Cauly e Everaldo.
Veja todas as escalações do time principal do Bahia na temporada:
✅ Bahia 5 x 0 Jacobina | 3ª rodada do Campeonato Baiano
– Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Rezende; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Rafael Ratão e Everaldo.
✅ Bahia de Feira 0 x 2 Bahia | 4ª rodada do Campeonato Baiano (sete mudanças)
– Adriel; Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Yago Felipe; Ademir, Biel e Everaldo.
✅ Bahia 2 x 0 Barcelona de Ilhéus | 5ª rodada do Campeonato Baiano (seis mudanças)
– Adriel; Gilberto, Gabriel Xavier, David Duarte e Ryan; Yago Felipe, Thaciano e Everton Ribeiro; Cauly, Ademir e Everaldo.
✅ Bahia 2 x 1 Sport | 1ª rodada da Copa do Nordeste (seis mudanças)
– Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Biel e Thaciano.
✅ Bahia 5 x 0 Itabuna | 6ª rodada do Campeonato Baiano (nove mudanças)
– Adriel, Cicinho, Gabriel Xavier, Víctor Cuesta e Ryan; Caio Alexandre, Yago Felipe e Jean Lucas; Ademir, Rafael Ratão e Everaldo.
❌ River-PI 1 x 0 Bahia | 2ª rodada da Copa do Nordeste (nove mudanças)
– Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Yago Felipe, Thaciano e Everton Ribeiro; Cauly, Biel e Everaldo.
✅ Bahia 3 x 0 América-RN | 3ª rodada da Copa do Nordeste (sete mudanças)
– Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Víctor Cuesta e Ryan; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Ademir, Cauly e Thaciano.
❌ Vitória 3 x 2 Bahia | 7ª rodada do Campeonato Baiano (seis mudanças)
– Adriel; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Thaciano e Everaldo.
Nesta quarta-feira, o Bahia entra em campo pela Copa do Brasil, em jogo decisivo por uma vaga na segunda fase. O Tricolor joga pelo empate contra o Moto Club, do Maranhão, em partida que será disputada às 20h (de Brasília), no estádio Nhozinho Santos, em São Luís.
Mais notícias do Tricolor de Aço
📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp
Fonte: GE