Acordo contempla instalação de núcleo rubro-negro no sul da Bahia e troca de jogadores
Itabuna e Vitória vão fazer uma parceria para que o Dragão possa disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em melhores condições. O projeto havia sido anunciado em março, quando a equipe do interior chegou a cogitar abrir mão da vaga na competição nacional. Nesta quinta-feira, uma coletiva na Toca do Leão trouxe mais detalhes de como vai funcionar a relação.
Itabuna na Série D:
- Vai receber cerca de 15 jovens jogadores por empréstimo do Vitória;
- Vai mandar os jogos no Estádio de Pituaçu, em Salvador;
- O treinador será Laelson Lopes, que comanda o sub-20 do Vitória;
- Terá Thiago Noronha, diretor da Base do Vitória, como gestor;
- Está no Grupo A6 ao lado de: Audax-RJ, Democrata SL, Ipatinga, Nova Iguaçu, Portuguesa-RJ, Real Noroeste e Serra;
Thiago Noronha, diretor da Base do Vitória, será o responsável pela gestão do time na Série D. Porém, quem esteve no Barradão na manhã desta quinta foram os dirigentes Fábio Mota e Rodrigo Xavier, e o secretário de esportes da Bahia, Davidson Magalhães.
O presidente rubro-negro detalhou como vai funcionar a parceria, o intercâmbio de atletas e os benefícios que o acordo vai trazer para as duas equipes.
– Há muito tempo a gente queria levar a marca do Vitória para o interior da Bahia, e não é fácil se você não tem uma estrutura. Vai nos beneficiar sim, vamos colocar nosso sub-20 para jogar a Série D e atender ao pleito do Itabuna que estava impossibilitado de jogar a Série D. Além disso, vamos ter um núcleo do Vitória em Itabuna, que vai servir para todo sul da Bahia. Vamos montar lá a nossa primeira sede no interior da Bahia, onde a gente vai montar escolinha e fazer base em parceria com o Itabuna para interiorizar a marca do Vitória – explicou o presidente.
Essa interiorização da marca do Vitória é um dos principais pontos citados por Fábio Mota, que definiu este como o passo inicial para o resgate dos torcedores que estão longe da capital.
– Lá no sul ainda tem muitos torcedores de clubes do Sul e Sudeste, e a ideia é fortalecer nossa marca por lá. Muitas pessoas de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Gandu, e entre outros municípios, querem fazer testes no Vitória. Agora vamos ter o Vitória em Itabuna, com funcionários do Vitória e escolinha do Vitória, para fortalecer a marca e descobrir talentos.
Estrutura
Após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Baiano, o Itabuna entrou em crise financeira e cogitou desistir da disputa da Série D. Até que veio a parceria com o Rubro-Negro, que mudou o planejamento do Dragão do Sul.
O dirigente do clube, Rodrigo Xavier detalhou como será a estrutura em Itabuna para receber os funcionários do Vitória e projetou até um possível acesso para a Série C do Brasileiro.
– São duas marcas fortes que se unem, uma do interior e outra da nossa capital. Temos um espaço na nossa sede social muito bom, com dois campos. Claro que precisa de uma revitalização. Dentro dessa parceria a gente monta o núcleo de base do Vitória na nossa cidade, e com certeza vamos fazer do Itabuna e do Vitória clubes ainda mais fortes. Quem sabe ano que vem a gente pode estar na Série C do Campeonato Brasileiro – pontuou Rodrigo.
O Itabuna, contudo, irá jogar bem longe da sua base. Ao longo da competição nacional, o Dragão vai usar o Estádio de Pituaçu, em Salvador, para mandar seus jogos.
– Entramos nesse jogo com a concessão do estádio de Pituaçu, que é um estádio público, diferente da Fonte Nova, que é uma concessão. O Pituaçu é esse instrumento para fortalecer o futebol baiano e levar o Itabuna longe na Série D. Pode contar com o Governo do Estado e o governador Jerônimo, que tem apoiado essas iniciativas – comemorou Davidson Magalhães, secretário de esporte da Bahia.
📰 Mais notícias do Leão da Barra
Quem vai compor o time?
O elenco será formado por atletas do sub-20 do Vitória. De acordo com Fábio Mota, 15 ou 16 jogadores vão ser disponibilizados ao Itabuna, e outras sete caras novas irão chegar. A equipe será comandada por Laelson Lopes, treinador da categoria no Rubro-Negro.
Além disso, a parceria que promete ser duradoura e permite troca de atletas entre as equipes, até mesmo para o Campeonato Baiano, em caso de acesso do Itabuna para elite estadual.
– Evidente que sim. É uma parceria de mão dupla. A marca do Vitória é forte, a gente disputa a Série A. O Itabuna vai ceder seu espaço dentro de uma parceria, e jogadores revelados lá, no nosso núcleo, vai ter participação de passe do Itabuna e do Vitória. É uma acordo em que todo mundo fica bem. São seis ou sete jogadores que estão sendo contratados para o elenco sub-20 e que vão jogar a Série D. Se alguns deles se destacarem, já estarão incorporados ao Vitória porque já vão ter pré-contrato com o Vitória – detalhou Fábio Mota.
“Estamos formalizando um casamento aqui. Então, sim, é uma parceria longa e duradoura, com objetivo não só de revelar atletas, mas ajudar o Itabuna a voltar para a Série A do Baiano. Um casamento está sendo celebrado”, concluiu.
O Itabuna ganhou o direito de disputar a Série D deste ano por causa da boa campanha no Campeonato Baiano de 2023, quando chegou até a semifinal. Neste temporada, no entanto, o Dragão não conseguiu repetir as boas atuações e terminou rebaixado no estadual, na última posição.
Com o rebaixamento e a dificuldade financeira, o clube cogitou não disputar a Série D deste ano. A participação só vai ser possível por causa da parceria com o Vitória. Os outros representantes baianos na Quarta Divisão são Juazeirense e Jacuipense. A competição nacional já tem os 64 clubes definidos, e um calendário base publicado.
*Sob supervisão do repórter Rafael Teles
📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp
Fonte: GE