
Entre piores mandantes, Vitória tem sequência final em casa para se redimir e alcançar objetivos
Rubro-Negro só tem campanha melhor que Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá
A um passo de confirmar a permanência na elite, o Vitória tem nos dois últimos jogos em casa em 2024, contra Fortaleza e Grêmio, oportunidade ideal para alcançar o objetivo. Mas a tarefa não tem sido fácil para o Rubro-Negro, que tem um dos piores aproveitamentos como mandante nesta edição do Campeonato Brasileiro.
O histórico recente do Vitória é positivo como mandante, já que emplacou três vitórias seguidas contra Juventude, Bragantino e Fluminense antes de ser freado em derrota para o Corinthians. Os resultados positivos em sequência foram fundamentais para dar respiro fora zona de rebaixamento, mas não foram suficientes para tirar o time da lista de piores mandantes da Série A.
Com 23 dos seus 42 pontos somados dentro do Barradão, o Vitória tem o 17º aproveitamento como mandante do Brasileiro, à frente apenas de Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá. A campanha irregular é resultado do primeiro turno turbulento da equipe. Nas quatro rodadas iniciais do campeonato, por exemplo, o Rubro-Negro amargou sua pior sequência em casa, com três derrotas e um empate.
Sequência decisiva
Resta ao Vitória seguir na ritmo dos jogos mais recentes no Barradão para concretizar a permanência e, quem sabe, chegar à Sul-Americana, competição que o Leão não disputa desde 2016.
Neste domingo, o Rubro-Negro recebe o Fortaleza às 18h30 (de Brasília) com a possibilidade de garantir a permanência contando com tropeço de rivais diretos. O time cearense, contudo, não deve facilitar, já que é o quarto colocado e tem a 5º melhor campanha como visitante.
Na rodada seguinte, marcada para a próxima quarta-feira, o Vitória tem compromisso com o Grêmio, novamente no Barradão. Desta vez o confronto é direto na parte de baixo da tabela.
Agora está nas mãos do Vitória a imagem final que vai deixar diante da sua torcida. Os jogos no Barradão, estádio tão importante para a remontada do time desde a Série C, podem simbolizar não só a confirmação do Rubro-Negro na elite do futebol brasileiro, como levar a equipe a uma sonhada e surpreendente classificação para a Sul-Americana.
*Sob supervisão de Ruan Melo
Fonte: GE