Foto: Reprodução

A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (15), a criação do Mundial de Clubes Feminino, que passará a ser disputado a partir de 2026. A competição, segundo a entidade, acontecerá de quatro em quatro anos e terá a participação de 16 times.

O local da primeira edição ainda não está definido, assim como a distribuição de vagas para cada continente – a Conmebol, segundo o ge, deseja quatro vagas. No entanto, é certo que a edição inaugural acontecerá em janeiro ou fevereiro de 2026.

Além do Mundial, o Conselho da Fifa, que se reuniu nesta quarta em Bangkok, na Tailândia, também decidiu criar outro torneio anual de clubes para mulheres. Este, entretanto, ainda sem definição de duração, número de participantes ou vias de classificação.

📰 Mais notícias do Futebol Internacional

Outros anúncios

Além dos dois torneios, a entidade máxima do futebol também anunciou mudanças no calendário internacional do futebol feminino para o período entre 2026 e 2029. Uma dessas mudanças é a redução das datas Fifa de seis para cinco.

Essas datas Fifa acontecerão sempre em fevereiro-março, abril, maio-junho, outubro e novembro-dezembro. Além disso, sempre haverá no mínimo quatro semanas de espaço entre uma data Fifa e a seguinte.

As janelas de maio/junho e de outubro se chamam “Tipo 1”, com nove dias de duração e até dois jogos entre seleções nesse período. As outras janelas (fevereiro-março, abril e novembro-dezembro) são as “Tipo 2”, que duram 12 dias e podem ser usadas para até três jogos entre seleções nacionais.

📲 Siga o Canal do Ipirá FC no WhatsApp

Fonte: Mercado do Futebol

By Leo