
Osvaldo marca em volta ao Vitória após 136 dias e põe ponto final em drama: “Saudade de viver isso”
Após correr risco de morte por causa de um tromboembolismo pulmonar, atacante retoma carreira e reestreia em jogo do Rubro-Negro contra o Juazeirense
O Vovô está de volta ao Vitória! A goleada sobre o Juazeirense marcou o retorno do atacante Osvaldo, fora de combate desde setembro do ano passado após diagnóstico de tromboembolismo pulmonar. De quebra, o atacante marcou um dos gols do 4 a 1 favorável ao Rubro-Negro e celebrou ao fim da partida.
“Depois de quatro meses eu já estava com saudade de viver isso, viver o vestiário e entrar em campo”.
– Agradeço à equipe médica do Vitória, do hospital São Rafael e à minha família. Muito feliz em voltar e marcar nessa grande vitória. Seguir nessa batalha porque ainda tem muita coisa pela frente – complementou o atacante, durante entrevista à TVE.
Osvaldo chegou a ficar internado por conta do problema e, nos últimos meses, não pôde ir a campo em razão de uma medicação anticoagulante. Totalmente recuperado, ele foi reserva e entrou ao longo do segundo tempo do jogo desta quarta-feira, que teve goleada do Leão.
Osvaldo tem 37 anos e está no que pode ser o último ano como jogador profissional. Ele renovou contrato com o Vitória até o final desta temporada e cogita a aposentadoria ao final do vínculo.
Osvaldo chegou ao Vitória no início de 2023 e foi um dos destaques do time na conquista da Série B daquele ano, no primeiro título nacional do Rubro-Negro. Em 2024, o atacante manteve a importância no elenco e foi campeão do Campeonato Baiano, troféu que o Leão não levantava há seis anos.
Pelo Vitória, Osvaldo tem agora 90 jogos disputados, com 17 gols marcados e 11 assistências. Na carreira, o atacante só jogou mais por Fortaleza (196) e São Paulo (161).
Relembre o caso
Osvaldo sentiu um desconforto no tórax na viagem de retorno do Vitória do jogo contra o Atlético-GO, em partida que ele não chegou a ir a campo em razão de um outro problema físico. Sem melhora nas horas seguintes, o jogador foi levado para um hospital e passou por exames de imagem que mostraram um pequeno coágulo no pulmão.
Não é possível determinar se o coágulo foi formado antes ou depois do jogo. Mas se tivesse acontecido antes e Osvaldo fosse campo, ele correria risco de morte.
Osvaldo passou dois dias internado e, em outubro de 2024, retomou a rotina de treinos no Vitória, mas de forma individualizada. Ele precisou se afastar dos trabalhos de contato com os companheiros porque tomava um medicamento anticoagulante. Com o fim do tratamento, o jogador pôde trabalhar normalmente na Toca do Leão.
Fonte: GE
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória