×

Pedro Caixinha apresenta filosofia de jogo para o Santos em 2025

Últimas

Pedro Caixinha apresenta filosofia de jogo para o Santos em 2025

Por Site Ipirá FC

“Recuperamos a bola ou temos a bola: atacamos o gol”, “Perdemos a bola ou não temos a bola: atacamos a bola”. Logo nos primeiros minutos de convivência, o técnico Pedro Caixinha já deixou muito claro ao elenco qual é a filosofia de trabalho que pretende ver o Santos exercer dentro de campo em 2025.

Após a reapresentação dos atletas na última sexta-feira (3), no CT Rei Pelé, o português fez uma reunião com todos no auditório, onde explicou os princípios comportamentais que irá cobrar nos treinamentos e jogos. São quatro pilares que estão conectados entre eles:

  1. Posse da bola – atacar o gol: prioridade é ser dinâmico, agressivo, proativo e vertical.
  2. Perda da posse da bola – atacar a bola: pós-perda rápido agressivo e coordenado.
  3. Sem a posse da bola – recuperar a bola: defender para frente, pressionando a saída rival.
  4. Recuperação da posse da bola – atacar o gol: buscar o primeiro passe sempre para frente.

A ideia de Caixinha é trabalhar cada um desses conceitos de forma individual a cada treinamento no CT Rei Pelé. Por exemplo, já no segundo dia, no último sábado (4), após a realização de todos os exames médicos, o elenco santista foi ao gramado e treinou o pilar ‘Temos a bola’, onde foi trabalhada a saída de jogo com o goleiro, a busca por superioridade numérica na construção, o dinamismo no terço final e o equilíbrio ofensivo.

Chegando ao CT antes das 6h, o treinador português prepara o material e faz uma reunião com o elenco às 7h50, onde explica qual será o pilar trabalhado no dia. Na sequência, às 8h30, os atletas iniciam a atividade no gramado do CT Rei Pelé.

“Esses quatro são os princípios gerais. E, partindo deles, vamos trabalhando diversos outros subprincípios mais específicos dentro dos treinamentos. Todos eles estão ligados. Se temos a bola a prioridade é sempre para frente, ser agressivos, e não ficar tocando e tocando sem objetividade. Atacar de forma rápida e coordenada. Quando perdemos a bola, a primeira coisa que a gente tem que fazer é ter um pós-perda rápido para recuperá-la imediatamente. Porém, caso o adversário consiga sair da pressão inicial e fique com a bola, iremos defender para frente, marcando lá em cima, buscando recuperá-la o mais próximo do gol deles. E, assim que recuperarmos, o primeiro passe é sempre para frente. Se temos possibilidade de tocar para a frente, com a possibilidade de chegar mais rápido ao gol adversário, é isso que faremos”, explicou Pedro Malta, auxiliar de Caixinha.

Nesta primeira semana de pré-temporada, a nova comissão técnica comandará treinos em dois períodos aos domingos e testará o elenco em jogo-treino contra o Athletic, de Minas Gerais, na próxima quinta-feira (9), no CT Rei Pelé.

Com essa abordagem clara e objetiva, Pedro Caixinha busca transformar a identidade de jogo do Santos, garantindo dinamismo e agressividade em todas as fases da partida.