Diretoria vascaína entende que será preciso mais do que um bom salário para convencer o lateral da Juventus e da seleção brasileira a voltar ao país depois de 13 anos no futebol europeu
O Vasco tem negociações em andamento para contratar Danilo, lateral-direito da Juventus e da seleção brasileira, e conta com alguns fatores na tentativa de convencê-lo. As conversas ocorrem desde a última janela de transferências.
A diretoria vascaína espera abrir espaço na folha salarial com saída de jogadores cujos contratos terminam no fim da temporada, como Galdames, Rojas, Rossi e Keiller. Os quatro têm vencimentos considerados altos.
A permanência de Payet em 2025 ainda não é garantida. O próprio presidente Pedrinho reconheceu em coletiva na semana passada que “talvez não tenha condições” de manter Coutinho e Payet juntos para o ano que vem. O francês tem o maior salário da equipe e contrato até o meio do ano que vem.
Como Danilo em tese chegaria para resolver a questão da defesa, além de ser um jogador com perfil de liderança, o Vasco não enxerga a questão financeira como um empecilho. No meio do ano, o clube carioca ofereceu alto salário para André Ramalho, que preferiu o Corinthians, por exemplo.
No entanto, o clube entende que será preciso mais do que um bom valor salarial para convencer Danilo a voltar ao Brasil depois de 13 temporadas atuando no futebol europeu. Aos 33 anos, ele tem passagens por Porto, Real Madrid, Manchester City e já atuou em mais de 200 partidas com a camisa da Juventus.
O Vasco entende e sabe da prioridade que o jogador tem pelo Santos, clube que o projetou para o futebol mundial.
Projeto em Bicas
Nas conversas com Danilo, o Vasco mostrou-se disposto a apoiar o projeto social que o jogador tem no interior de Minas Gerais, em Bicas, sua cidade-natal.
O clube entraria como parceiro do “Futuro Redondo”, que é uma organização sem fins lucrativos fundada por Danilo que oferece a crianças e adolescentes aulas de futebol, oficinas de cultura e tratamento de saúde. O Vasco fechou acordo parecido com Coutinho, que tem um instituto no Rio de Janeiro.
No meio do ano, dois representantes do Vasco foram pessoalmente até Bicas para conversar com Danilo, que estava de férias, e conhecer o projeto.
– Essa é uma parte que eu venho buscando desenvolver ao longo dos últimos anos, venho estudando e tomando consciência sobre o quão importante é isso. É uma coisa que me ajudou muito a sair de momentos difíceis da carreira – disse recentemente Danilo, sobre o trabalho de saúde mental que sua ONG oferece.
Sequência na Seleção
Uma das prioridades de Danilo é continuar sendo convocado para a seleção brasileira para tentar disputar a próxima Copa do Mundo, em 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá.
O Vasco entende que é uma boa opção nesse sentido porque a quantidade de jogadores convocados que atuam no Brasil é cada vez maior. No Rio de Janeiro, Danilo tornaria mais simples a observação do técnico Dorival Junior.
Goleiro do Vasco, Léo Jardim foi lembrado por Dorival em convocação este ano, por exemplo. Puma Rodríguez, do Uruguai, e Jean David, do Chile, são outros exemplos de jogadores do elenco recentemente chamados para defender suas seleções.
Danilo tem vínculo com a Juventus até junho do ano que vem e pode assinar pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro.
Fonte: GE