×

Veja o que o Vitória precisa para confirmar vaga na Sul-Americana

Últimas

Veja o que o Vitória precisa para confirmar vaga na Sul-Americana

Rubro-Negro tem 96,9% de chances de confirmar presença na competição. Possibilidade de Libertadores é de 2,7%

O Vitória já se garantiu na Série A de 2025, mas ainda pode colocar a cereja do bolo. Com 45 pontos, o Rubro-Negro tem 96,9% de chances de classificação para a Sul-Americana e depende só de si para chegar à competição internacional. A Libertadores já é um sonho mais distante, mas para o time que superou os 2% na Série C, 2,7% de probabilidade não parece um cenário impossível.

A vitória diante do Fortaleza selou a permanência na elite e levou o Rubro-Negro para a 10ª posição. De acordo com o professor Gilcione Nonato, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time que chegar a 47 pontos tem 99,9995% de chances de classificação para a Sul-Americana. Ou seja, bastam dois empates para o Vitória carimbar matematicamente seu passaporte.

Caso vença uma das duas partidas que restam, contra Grêmio e Flamengo, o time de Thiago Carpini chega aos 48 pontos e não poderá ser alcançado por Atlético-MG, Athletico-PR ou Vasco, que ainda disputam jogos diretos e não conseguem igualar essa pontuação mágica, que assegura em 100% a classificação, sem margem para azar.

O Vitória se colocou em uma situação tão confortável após o jogo do último domingo que, se perder os próximos dois compromissos, segue com 97,1% de chances de disputar a Sul-Americana com os atuais 45 pontos.

Chances de Libertadores

Para o torcedor mais ambicioso, há no horizonte rubro-negro uma remota chance de Libertadores. É uma missão difícil, mas não impossível para quem viu a ascensão do time na Série C, com apenas 2% de chances de acesso.

Neste momento, o Vitória tem 2,7% de chances de se classificar para a fase preliminar da competição continental. De acordo com a UFMG, uma equipe precisa de, no mínimo, 50 pontos para sonhar com a vaga.

Veja abaixo a combinação que o Leão precisa para chegar à Libertadores:

  • Vencer os dois próximos jogos;
  • Bahia só pode somar mais um ponto;
  • Corinthians só pode somar mais um ponto;
  • Cruzeiro só pode somar mais dois pontos.

De olho nessas metas que pareciam inalcançáveis no início do campeonato, o Rubro-Negro tem bons motivos para encarar os próximos dois jogos como verdadeiras finais. O primeiro deles está marcado para às 20h desta quarta-feira (horário de Brasília), contra o Grêmio, no Barradão.

*Colaborou o matemático Gilcione Nonato

Fonte: GE