Torcida do Vitória no Ba-Vi deste domingo — Foto: Gabrielle Gomes

Rubro-Negro não perde há quatro jogos e vive melhor momento na Série A

Quando bateu o Athletico por 2 a 1 em plena Ligga Arena o Vitória abriu distância para a zona de rebaixamento, freou um adversário direto, e de quebra ainda alcançou uma marca histórica: o Rubro-Negro não vencia três partidas seguidas no Campeonato Brasileiro há 15 anos. Foi apenas a quarta vez que o time emplacou a trinca de vitórias na elite do futebol nacional.

A última vez que o Vitória venceu três jogos seguidos no Brasileirão foi em 2009. Nos últimos 15 anos, essa é a sétima vez que o Rubro-Negro disputa a Primeira Divisão. Nem mesmo na edição de 2013, quando somou 59 pontos e terminou em quinto lugar o time conseguiu emplacar uma trinca de vitórias na elite.

Sequência de vitórias em 2009:

  • Vitória 3 x 2 Palmeiras – 24ª rodada✅
  • Vitória 2 x 0 Internacional – 25ª rodada✅
  • Botafogo 1 x 3 Vitória – 26ª rodada✅

As maiores sequências de vitórias do Rubro-Negro na era dos pontos corridos aconteceram em 2008 e 2003, anos em que o clube venceu quatro jogos seguidos. Veja os adverários abaixo:

  • 2008: Internacional (2×1); Goiás (3×0); Portuguesa (1×2); e Botafogo (5×2).
  • 2003: Grêmio (4×1); Juventude (3×0); Internacional (0x1); e Flamengo (1×0).

A arrancada

Antes de ganhar do Athletico fora de casa, o Vitória venceu Fluminense e Bragantino no Barradão. Os três jogos foram confrontos diretos na luta contra o rebaixamento, e antes da sequência com 100% de aproveitamento o Rubro-Negro estava na zona de rebaixamento, com menos pontos que os três adversários.

Sequência de vitórias em 2014:

  • Vitória 1 x 0 Bragantino – 30ª rodada✅
  • Vitória 2 x 1 Fluminense – 31ª rodada✅
  • Athletico 1 x 2 Vitória – 32ª rodada✅

Agora a tabela do Campeonato Brasileiro mostra o Vitória na frente de Fluminense, Bragantino e Athletico, e com quatro pontos de vantagem em relação ao Furacão, equipe que abre a zona de rebaixamento. Mais do que isso, o Leão está na 12ª posição, na zona de classificação para a Sul-Americana.

Depois do jogo contra o Athletico, o técnico Thiago Carpini avaliou a arrancada rubro-negra no Campeonato Brasileiro.

– A nossa construção tem favorecido e levado o Vitória a esse momento. O jogo contra o Fluminense foi importante para hoje. Acredito nessa construção de ideias, nessa entrega, nesse compromisso coletivo, que para mim é mais importante. E a gente está muito feliz com o que está acontecendo aqui, mas a gente tem muito a buscar e a evoluir nessa competição – disse Carpini.

– Essa pontuação não nos garante nada, mas a gente respira um pouco mais. Um ponto forte dessa equipe é que já está calejada brigando sempre lá atrás. Nós reconhecemos nossas limitações e para nós não é só mais um jogo. Sábado tem mais um jogo da nossa vida, talvez com uma estratégia diferente – completou o treinador.

O próximo compromisso do Vitória no Campeonato Brasileiro também é um confronto direto. Às 16h30 deste sábado (horário de Brasília), o Rubro-Negro recebe o Corinthians, no Barradão em partida válida pela 33ª rodada.

Fonte: GE

By Leo